Perguntas frequentes

FAQ

Todos os estudantes de anos avançados dessa licenciatura, de preferência com média igual ou superior a 14 valores às UC do 1º ano, com inscrição prévia junto do coordenador de curso e que tenham realizado a formação para mentores. Estudantes de outras formações que tenham no seu currículo aprovação a uma UC semelhante àquela a que se propõe ser mentor, de preferência com aproveitamento igual ou superior a 14 valores. Estes estudantes têm de ser aprovados pelo coordenador de curso dos estudantes mentorados.

Sim, cada estudante pode ser mentor para cada uma das UC que tenha obtido uma nota de preferência maior ou igual a 14 valores.

Uma sessão de mentoria é um breve encontro entre os estudantes do 1º ano e o estudante mentor, em que este se propõe a explicar ou tirar dúvidas sobre um determinado tópico de um conteúdo programático que faça parte da UC para a qual se propôs ser mentor. É também um espaço de partilha de experiências e de sociabilização que permitirá a criação de laços entre todos os envolvidos.

A sessão de mentoria deve ser divulgada pelo Mentor no SI.PREVINA ou Moodle e nesta mensagem deve ser indicado o dia/hora e local onde a sessão se irá realizar. Esta pode ser presencial (num local da escola) ou por videoconferência usando a plataforma que for mais conveniente.

Será conveniente fazer uma sondagem no Moodle para saber quais os estudantes que estão interessados em participar.

Sim, esse registo é necessário de forma a avaliar o empenho dos estudantes do 1º ano nas atividades do projeto REVUP.

Não haverá uma avaliação formal por parte de um docente, mas os teus colegas do 1º ano, no final da sessão, devem fazer uma avaliação qualitativa da mesma.

Todos os Mentores irão receber dois certificados: um da formação recebida e outro da sua atividade como mentor. Ficarão ainda habilitados a ganhar uma bolsa semestral no valor de 500 euros.

  1. Todos os Mentores devem criar para cada UC um pequeno dossier com:
    1. Registo da presença dos estudantes do 1º ano/1ª vez nas sessões (no caso das sessões online gerar um relatório de atividade/presenças ou um printscreen no início e no final da sessão);
    2. Pequeno resumo com o registo de todas as atividades realizadas nas sessões propostas com a indicação do dia e hora em que decorreu a sessão.
  2. Preparar previamente as sessões. Em caso de dúvidas sobre a matéria, falar com o docente da UC;
  3. Ter uma atitude responsável, cooperante, de respeito, de empatia, de ajuda, e de integração na instituição;
  4. Ser pontual e assíduo;
  5. Na eventualidade de ser necessário cancelar uma sessão, avisar os participantes com a devida antecedência;
  6. Ficar atento ao comportamento dos colegas e comunicar qualquer situação preocupante ao coordenador de curso.

Sim. Todos os estudantes mentores irão receber uma formação específica gratuita, certificada, em regime online/síncrono, pós-laboral, nas seguintes áreas:

  1. Metodologias pedagógicas – 4 horas;
  2. Gestão de grupos – 4 horas;
  3. Plataformas de ensino a distância – 4 horas.

No 1º semestre do ano letivo 2024/2025, os Mentores irão poder comunicar com os colegas a partir do Moodle. Haverá um espaço de “Mentorias” onde os alunos mentores assumirão o perfil de Professor, podendo assim disponibilizar material e fazer agendamento das sessões que pretendem realizar. Mais tarde esta comunicação irá realizar-se a partir do SI.PREVINA.

Os Mentores poderão vir a ser avaliados tendo em consideração os seguintes pontos:

  1. Avaliação de cada sessão, pelos participantes.
  2. Número de sessões dinamizadas.
  3. Entrega do dossier de mentoria com:
    1. Registo da presença dos estudantes do 1º ano/1ª vez nas sessões (no caso das sessões online gerar um relatório de atividade/presenças ou um printscreen no início e no final da sessão);
    2. Pequeno resumo com o registo de todas as atividades realizadas nas sessões propostas com a indicação do dia e hora em que decorreu a sessão.